sábado, 2 de junho de 2012

MONER - Divulgando a História do Povo Negro

O Escravo que derrotou Napoleão 
Toussaint L'Ouverture  
 Napoleão foi um dos maiores generais de todos os tempos, Mas no final do século 18 um escravo autodidata, sem formação militar ganhou o nome de Napoleão do Haiti e levou seu país à independência.


Toussaint L'Ouverture 

O líder notável desta revolta de escravos foi Toussaint Breda (mais tarde chamado de Toussaint l’ouverture, e às vezes de "Napoleão Negro"). As Revoltas de escravos neste momento normalmente terminavam em execuções, mas essa história é a exceção.

Tudo começou em 1791 na colônia francesa de Saint Dominique (mais tarde Haiti). Embora tenha nascido escravo em Saint Dominique, Toussaint aprendeu sobre a África de seu pai e que ele havia nascido um homem livre lá. A partir disso ele soube que ele era mais do que um escravo, que era um homem com inteligência e dignidade.

Toussaint L'Ouverture teve a sorte de ter um mestre liberal que o criou como um servo de casa e lhe permitiu aprender a ler e escrever. Toussaint aproveitou isso, lendo todos os livros que ele pudesse ter em suas mãos. Ele admirava particularmente os escritos dos iluministas franceses, filósofos que falavam de direitos individuais e da igualdade de direitos sociais entre todos.

Em 1789 a Revolução Francesa abalou profundamente a França. As plantações de açúcar de Saint Dominique, embora distante do continente europeu, nunca mais seria a mesma. Estimulados por pensadores iluministas, como Jean-Jacques Rousseau, os revolucionários moderados passaram a considerar seriamente a questão da escravidão.

Esses revolucionários moderados não estavam dispostos a acabar com a escravidão, mas eles fizeram serem aplicados os "Direitos do Homem" para todos os franceses, incluindo os Negros Livres, pretos, pardos e morenos, (aqueles de raça mista). Proprietários de plantações nas Colônias Francesas ficaram furiosos e lutaram contra essa medida. Finalmente, os revolucionários cederam e retiraram essa medida, em 1791.

A notícia desta traição contra os Negros desencadeou revolta de escravos em massa em Saint Dominique, e Toussaint tornou-se o líder da rebelião desses escravos. Ele ficou conhecido como Toussaint L’ouverture (aquele que encontra uma abertura) e brilhantemente liderou um exército de escravos. Ele combateu com sucesso os franceses (foi muito ajudado pela febre amarela que matou muitos deles em grande número), bem como invasores espanhóis e britânicos.

Maximilian Robespierre - Por 1793, a revolução na França estava nas mãos dos Jacobinos, os mais radicais dos grupos revolucionários franceses. Este grupo, liderado por Maximilian Robespierre, foi responsável pela Reign of Terror, uma campanha que tinha o objetivo de livrar a França dos “Inimigos da Revolução”.

"Embora os JACOBINOS trouxessem morte indiscriminada a muitos Franceses nas muitas batalhas, eles também eram idealistas que queriam levar a revolução a todos os pontos do Pais.

Então, Maximilian Robespierre novamente considerou a questão da "Igualdade de Direitos Sociais entre todos os Franceses" e votou em acabar com a escravidão, também nas colônias francesas, incluindo o que era agora conhecido como o Haiti.

 Houve júbilo entre os Negros no Haiti, Toussaint e concordou em ajudar o exército francês expulsar os britânicos e os espanhóis. Toussaint provou ser um general brilhante, vencendo batalhas sete em sete dias. Assim ele se tornou o Governador de fato dessa Colônia Francesa.

Na França, os jacobinos perderam o poder. As pessoas finalmente cansadas do derramamento de sangue nas ruas e enviaram Maximiliano Robespierre, o líder dos Jacobinos, para a guilhotina, encerrando a sua luta ideológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário