sábado, 2 de junho de 2012

O 13 DE Maio celebrado pelo MONER de Duque de Caxias

Colaboraram com o evento: Elizabeth da Silva Mendonça (Diretora Geral do Colégio Estadual São Bento), Ana Lissy Monteiro e as diretoras adjuntas: Denise Peroba juntamente com as professoras: Ana Mary Ribeiro, Elizamar Silva e Rafael Araújo.

Palestra, festival de poesia e apresentação de grupo de Hip Hop marcaram esta data em Duque de Caxias. O MONER local juntamente com o CERJIA – Centro de Referência ao Adolescente, Jovem e Idoso Izaias Adão apresentou do trabalho: Dia 13 de Maio: Liberdade! Será Mesmo?

O trabalho procurou tirar do papel e trazer para a vida cotidiana a história do negro no Brasil, aproveitando a data da celebração da “abolição da escravatura”, que completa 124 anos. O evento aconteceu no Teatro Armando Mello, em Duque de Caxias. 

O objetivo do evento foi de trabalhar nos jovens o potencial, o conhecimento e o despertar pela história Afrodescendente, fazendo com que cada um reconheça a importância dos negros para o desenvolvimento do Brasil.

Os alunos desenvolveram o trabalho abordando o racismo através de uma análise crítica, tendo uma postura de respeito ao seu próximo independente de sua cor. Religião, sexo, opinião ou qualquer diferença que venha fazer alguém vítima de preconceito.

Percebam a importância da liberdade na vida das pessoas. Tornar mais conhecida a história vivida pelos negros ao longo dos anos; revelar aos adolescentes e jovens a diferença de tratamento que os negros recebiam no passado, quando eram escravos e qual tratamento recebe agora. 
Paralelo ao evento de 13 de Maio aconteceu também um concurso de poesia, produzido pelos alunos do Colégio Estadual São Bento. Os jovens conheceram a importância do negro na contribuição de sua história e foram estimulados pelo interesse de fazer poesia.
Os palestrantes do evento trouxeram a discussão da postura dos intelectuais negros em relação ao 13 de Maio na atualidade. 
O projeto procurou inspirar nos jovens e alunos o despertar pela leitura da história do negro. 
No final do evento os alunos inscritos no concurso de poesia concorreram em disputa da melhor poesia. Todos foram contemplados e receberam homenagens e prêmios no evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário