sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MONER Homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra

Zumbi dos Palmares
Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do povo negro. 

Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro. Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Ele morreu em combate, defendendo nosso povo e nossas comunidades. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. 
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. 
Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. 
O Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro,  deve ser comemorado nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
SERRA DA BARRIGA - A Serra da Barriga dista cerca de seis km do município de União dos Palmares, situado, por sua vez, a 80 quilômetros de Maceió, a capital do estado de Alagoas. 
Faz parte do Planalto Meridional da Borborema, unidade geomorfológica que compreende terrenos cristalinos submetidos à ação de clima quente e úmido, ocupando uma área verde de aproximadamente 27,97 km quadrados.
HISTÓRIA – Foi para as matas fechadas de Serra da Barriga, que alcança até 500 metros de altitude, que milhares de escravos negros rebelados fugiram durante o período de dominação holandesa, lá fundando a República Livre de Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas, onde viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695. 
Tendo sobrevivido por quase um século, o Quilombo dos Palmares foi dizimado, e seu maior líder, Zumbi, assassinado, em 20 de novembro de 1695.
Neste cenário original da luta, em 2007, foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, instalada em um platô, no alto da Serra, para onde milhares de pessoas acorrem, principalmente, em 20 novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra
União dos Palmares é um município que fica no estado brasileiro de Alagoas. Sua população, em 2005, era de 59.369 e sua área é de 428 km2. Ao redor da terra agrícola e em grande parte dedicada ao plantio de cana de açúcar e criação de gado. 
A cidade de União dos Palmares tem uma importância histórica para os negros brasileiros. Em uma colina nas proximidades existiu o Quilombo dos Palmares, ele foi o maior e o mais organizado de todos os que existiram no Brasil. Para o local os escravos africanos fugiam e resistiam às lutas. 
O Quilombo dos Palmares atingiu uma população de 30.000 pessoas compostas de ex-escravos e alguns aliados ameríndios. Entre 1672 e 1696 ele resistiu repetidos ataques por forças coloniais, até que ele caiu para forças regulares com artilharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário